No que diz respeito à parte morfológica, a RMPA apresenta grandes planícies e também diversas elevações isoladas. Reúne, em seu território, fragmentos das principais paisagens biogeográficas gaúchas, como as planícies dos pampas (em Eldorado, Santo Antônio, ...), Mata Atlântica (em morros isolados: Sapucaia do Sul, Gravataí, ...), paisagem litorânea (Praia de Fora, em Itapuã, Viamão) e Serras do Sudeste (morros da Zona Sul de Porto Alegre), além das várzeas do Gravataí e da borada do Planalto, entre outros. As altitude variam entre 0 (em Canoas e Eldorado do Sul) e mais de 400 metros (nos arredores de Dois Irmãos), podendo chegar a 700 metros no Morro Ferrabraz, em Sapiranga.
No ponto meridional da RMPA (Cerro Quitéria, em São Jerônimo), a altitude chega a 599 metros, graças ao fato de o local situar-se na região geoformológica das Serras do Sudeste.
O Morro Ferrabraz, em Sapiranga, pode alcançar de 581 a 634 metros de altitude, sendo outra grande elevação da RMPA. A Zona Sul de Porto Alegre e o oeste de Viamão apresentam diversos morros de estrutura granítica, que podem chegar a mais de 300 metros. A região do Parque Estadual de Itapuã possui em sua área uma síntese de domínios de vegetação variados, como a Mata Atlântica, a Mata Subtropical e a Vegetação Litorânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário