Fonte: Centro de Estudos da Metrópole.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
SAPIRANGA: Voo livre na região do Morro Ferrabraz
Voo livre com ajuda de instrutor (Crédito: Bruna Lopes) |
Na foto, a jovem Milene Lopes, de Lavras do Sul, na Região da Campanha, juntamente com um instrutor, sente a emoção de voar em um dos cenários mais belos e apropriados para a prática do voo livre.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
CANOAS: Bandeira Municipal
Foi adotada na gestão do prefeito Geraldo Gilberto Ludwig, entre 24 de novembro de 1978 e 5 de julho de 1979. O verde e o amarelo representam o Brasil e o vermelho representa o sangue que foi dado em nome da liberdade do Rio Grande do Sul. No centro da bandeira, está o Brasão Municipal, que foi elaborado por João Palma da Silva pela Lei Municipal nº 824 de 10 de dezembro de 1963, na administração do prefeito Coronel José João de Medeiros. Seu símbolo central, a engrenagem, representa a força da indústria no município, as canoas na parte de cima dão o nome do município e a faixa na parte de baixo representa as cores do Rio Grande do Sul.
Fonte das informações: Wikipédia, acessado em 09/02/2012.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
DADOS: Morfologia da Grande Porto Alegre
No que diz respeito à parte morfológica, a RMPA apresenta grandes planícies e também diversas elevações isoladas. Reúne, em seu território, fragmentos das principais paisagens biogeográficas gaúchas, como as planícies dos pampas (em Eldorado, Santo Antônio, ...), Mata Atlântica (em morros isolados: Sapucaia do Sul, Gravataí, ...), paisagem litorânea (Praia de Fora, em Itapuã, Viamão) e Serras do Sudeste (morros da Zona Sul de Porto Alegre), além das várzeas do Gravataí e da borada do Planalto, entre outros. As altitude variam entre 0 (em Canoas e Eldorado do Sul) e mais de 400 metros (nos arredores de Dois Irmãos), podendo chegar a 700 metros no Morro Ferrabraz, em Sapiranga.
No ponto meridional da RMPA (Cerro Quitéria, em São Jerônimo), a altitude chega a 599 metros, graças ao fato de o local situar-se na região geoformológica das Serras do Sudeste.
O Morro Ferrabraz, em Sapiranga, pode alcançar de 581 a 634 metros de altitude, sendo outra grande elevação da RMPA. A Zona Sul de Porto Alegre e o oeste de Viamão apresentam diversos morros de estrutura granítica, que podem chegar a mais de 300 metros. A região do Parque Estadual de Itapuã possui em sua área uma síntese de domínios de vegetação variados, como a Mata Atlântica, a Mata Subtropical e a Vegetação Litorânea.
DADOS: Introdução sobre a Grande Porto Alegre
A Região Metropolitana de Porto Alegre (ou Grande Porto Alegre, ou RMPA) concentra, segundo estimativas para o ano de 2009 do IBGE, 4.063.886 habitantes, constituindo-se na quarta maior região metropolitana do Brasil e na 82ª maior aglomeração urbana do mundo. É composta por 31 municípios gaúchos, constituindo extensão e surgimento vinculados à forte urbanização da Capital do Estado, Porto Alegre.
A RMPA encontra-se em um processo intenso de conurbação e aglomeração de seus municípios, bairros e logradouros, formando assim uma contínua mancha urbana. Na RMPA, estão incluídos municípios do Vale dos Sinos (São Leopoldo e Novo Hamburgo, como exemplos), Encosta da Serra (Taquara, Ivoti, Dois Irmãos, Parobé), Vale do Caí (Montenegro, Capela de Santana), Região Carbonífera (São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Charqueadas) e das proximidades do Litoral (Santo Antônio da Patrulha).
A superfície, em 2009, da RMPA é de 9.800,194 km². Inicialmente composta por 14 municípios, foi criada pela lei complementar federal nº 14, de 8 de Junho de 1973. As alterações na composição dos municípios integrantes foram efetuadas por diversos meios legais do Executivo do Rio Grande do Sul.
Concentrando cerca de 40% da população gaúcha, os municípios da RMPA apresentam forte industrialização, além de centros comerciais, de ensino, militares e petroquímicos (entre outros setores), atraindo habitantes e visitantes de todo o Brasil. Os eventos de grande porte realizados na Grande Porto Alegre inserem a região no cenário internacional, tais como a Expointer, o Fórum Social Mundial e a Fenac. Locais de lazer, como os parques de Porto Alegre, o Zoo de Sapucaia e o Autódromo de Tarumã, em Viamão, possuem grande destaque, assim como o Pólo Petroquímico de Triunfo, a fábrica da General Motors, em Gravataí, e os estabelecimentos de Canoas (Base Aérea, REFAP e ULBRA).
A superpopulação e atração populacional teve influência nos problemas sociais dos municípios da RMPA (é bom frisar que não de forma total e generalizada). Falta de moradias, saúde, saneamento, transportes público e educação precárias, violência, tráfico de entorpecentes e promiscuidade e outros problemas que afetam grande parte da população, reflexos do crescimento populacional desordenado de algumas áreas mas, também, de investimentos precários do Estado nas áreas essenciais para o bem estar e da qualidade de vida da população.
Assinar:
Postagens (Atom)